Conhecer um outro país ou viajar dentro do Brasil é o sonho de muitas pessoas. Mas, para a maior parte da população, não sobra muita coisa após pagar as contas do mês.
Todo sonho é possível e nossa missão é te ajudar a realizá-lo! Criamos uma lista com 11 dicas infalíveis para economizar dinheiro para viajar. Ainda dá tempo de curtir férias incríveis com um orçamento que cabe no seu bolso.
1. Muita pesquisa é fundamental
Para que sua viagem fique dentro do orçamento, pesquise muito! Visite sites, blogs e assista vídeos de pessoas que já foram para este destino. Desta forma, você poderá começar a calcular quanto precisa para a viagem.
2. Viaje em baixa temporada
Se for possível, tire suas férias em época de baixa estação, na qual a hospedagem será mais em conta, os passeios certamente poderão ter valor negociado e até as passagens ficam muito mais baratas (terças e quartas são excelentes dias para se comprar passagens aéreas).
3. Coma em casa
É isso mesmo. Com a febre dos apps de entrega de comida e os vários cupons que são disponibilizados por eles, a demanda por delivery aumentou muito nos últimos anos. Mas não se esqueça: o desconto é ainda maior quando você não compra nada. Ah, e comer em casa é muito mais saudável!
4. Faça substituições
Não abre mão de se exercitar? Ainda bem! Mas será que a academia é realmente necessária quando se está querendo economizar? Que tal uma corridinha ao ar livre, uma caminhada no parque ou até mesmo um passeio de bike com amigos?
5. Defina (e cumpra) metas financeiras
Você já pesquisou tudo e sabe quanto precisa, no total, para realizar sua viagem. Agora vem a parte mais importante: o planejamento. Sabe quanto pode juntar por mês? Excelente. Pegue o seu caderninho (ou faça uma planilha) e anote exatamente quanto precisa juntar por mês para atingir seu objetivo.
6. Faça renda extra
Nós já fizemos um post falando sobre isso aqui no blog. Você pode fazer uma lojinha online para vender o que não usa mais, pode cuidar de pets, vender comida e até dar carona.
7. Não tenha pressa
Talvez você pense que, por já ter gastado com a passagem, deve aproveitar para conhecer várias cidades próximas de uma só vez. Mas caso a grana esteja curta, aproveite a oportunidade de viver como um local e passar bastante tempo na mesma cidade. Você certamente terá uma experiência super diferente de outras pessoas.
8. Não existe tempo mínimo para viagem
Você prefere 2 semanas passando aperto ou 1 semana curtindo com tranquilidade? Não existe resposta certa, já que existem muitos tipos de viajantes. Mas lembre-se de não correr riscos. É sempre bom ter uma graninha guardada pra uma emergência. E se você não precisar usá-la, já guarda para a próxima viagem!
9. Proteja o porquinho!
Porquinho, poupança, dinheiro no colchão. Existem diversas formas de guardar seu dinheiro. É importante que você escolha uma na qual saiba que não vai rolar tentação. Um lanchinho com o dinheiro da viagem pode tirar a oportunidade de conhecer um ponto turístico super legal. Se você tem problemas em guardar dinheiro, o porquinho será seu melhor amigo!
10. Aposte nos brechós
Todo mundo gosta de comprar uns lookinhos pra arrasar nas fotos da viagem. Que tal você procurar os brechós mais legais da sua cidade e montar looks super em conta, mas sem perder o estilo? Você vai poder comprar mais e terá roupas super diferentes!
11. Use seu cartão de crédito!
Ele vai te ajudar de duas formas: antes da viagem, troque seus pontos por milhas e economize muito na passagem aérea. E, após a viagem, quando vier a fatura, você pode parcelá-la em 12x no boleto a juros super baixos com a Deixa no Azul! 😉