De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em 2021, o mercado de panificação e confeitaria faturou R$ 105,85 bilhões no país. Apesar dos bons números em relação ao ano anterior, o micro empreendedor deve sempre procurar se reinventar.
Sabemos que com a retomada do comércio pós-pandemia muitas empresas ainda não conseguiram se adaptar às novas formas de consumo. Então, separamos algumas dicas para que a sua padaria possa inovar e vender mais.
1 – Atualize sua forma de vender
Uma pesquisa da Microsoft identificou que 93% das empresas brasileiras aceleraram os processos de transformação digital nos últimos meses, e 97% das empresas participantes do levantamento acreditam que a tecnologia veio para ficar em seus modelos de trabalho.
As padarias de hoje devem analisar os hábitos dos seus consumidores, investindo em novas formas de divulgar e vender seus produtos. Aposte no digital e venda através de delivery, redes sociais, marketplace ou e-commerce.
2 – Ofereça outros produtos
Sabemos que nem todas as pessoas que compram em padarias querem necessariamente o nosso famoso pãozinho francês. Ter outras opções de produtos de panificação e frios pode te ajudar a aumentar as suas vendas.
3 – Seja a solução para o seu cliente
Uma boa forma de aumentar e fidelizar clientes é entendendo o que ele precisa, muitas vezes abrir em outros horários e fazer encomendas para ocasiões específicas são boas formas de fidelizar o seu cliente.
Algumas padarias têm apostado em serviços 24h, e muitas outras realizam encomendas para cafés da manhã, festas e eventos corporativos.
4 – Exponha seus produtos de forma atrativa
Lembre-se, sua vitrine pode ser decisiva para a tomada de decisão de seu cliente! Expor de forma atrativa os produtos vendidos em sua padaria é uma boa estratégia para despertar o desejo de compra do seu cliente.
Gostou das sugestões que separamos? Em nosso blog você encontra muitas dicas.