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Não é novidade que um dos principais objetivos de qualquer negócio é elevar os seus níveis de produtividade e, em consequência disso, maximizar os lucros, de forma a obter vantagem competitiva diante da concorrência. No entanto, o alcance dessa meta requer o planejamento e a implantação de ações que envolvem o funcionamento de toda a empresa na busca pelo elemento-chave responsável pela conquista do mercado: a obtenção de sucesso nas vendas.

Entender quais são os erros mais comuns aos quais o seu negócio está sujeito na área de vendas é importante para investir em melhoria. Portanto, veja nossa lista com os equívocos para evitar agora! Será que você está cometendo algum deles?

1. Não acreditar no produto

Se você e seu time de vendas não acreditarem no que vendem, como esperar que o cliente enxergue valor nos seus produtos? Por isso, é importante só vender aquilo que você acredita, caso contrário, reveja o que você comercializa e procure produtos nos quais confia.

2. Não conhecer o problema do cliente

No processo de vendas, não conhecer o problema do cliente é perigoso porque, com isso, você não consegue entender exatamente o que precisa ser resolvido. Nesse sentido, é importante conhecer bem o seu público. Isso deve estar claro para seu time também, já que é determinante para a comunicação que será estabelecida com os seus clientes a partir das dores que eles tiverem.

3. Não agregar valor para o cliente

Se o cliente não enxerga valor naquilo que você vende, dificilmente ele pagará pelos seus produtos. Agregar valor aumenta, inclusive, a sua credibilidade e as chances de fidelização. Isso porque o consumidor passa a confiar no seu negócio, uma vez que você entrega soluções que realmente fazem a diferença na vida dele.

4. Pressionar demais o consumidor

Um dos grandes erros em vendas é pressionar o cliente para que ele compre seu produto/serviço. Essa não é uma boa estratégia, porque, se o seu objetivo é que o consumidor aceite fazer a aquisição por pressão, uma venda de impacto, o resultado tem potencial para ser o total oposto disso.

Ele pode se incomodar com esse tipo de abordagem, deixar de comprar no seu estabelecimento, não voltar mais e ainda falar mal da sua loja para conhecidos, prejudicando a sua reputação. Além disso, pressionar o cliente pode intimidá-lo, o que não é de nenhum modo uma atitude apropriada.

O ideal é deixar claro como os seus produtos resolvem o problema do consumidor, além de se mostrar disponível para ajudar e resolver as dúvidas dos clientes, mas dando o espaço necessário para que eles decidam por conta própria.

5. Não tomar cuidado no pós-venda

O pós-venda é um ótimo momento para fidelizar os clientes que compraram na sua loja. A fidelização aumenta a rentabilidade do seu negócio e reduz o custo de aquisição de clientes.

Por isso, não ter estratégias direcionadas ao pós-venda é um grande erro das empresas, inclusive, para os pequenos negócios. Portanto, não deixe de investir em ações para implementar um processo eficiente na empresa. Para isso, treine sua equipe, defina os meios de entrar em contato com os consumidores e peça feedbacks.

Nesse sentido, é importante conhecer os aspectos financeiros do seu negócio e procurar entender quais são os limites para disponibilizar esse benefício ao cliente. Além disso, tenha cautela para não baixar demais o preço e gerar a sensação de que sua solução não é de qualidade.

Assim, fica mais fácil obter bons resultados por meio dos itens que você está vendendo. Agora que você já sabe de alguns erros em vendas, vamos ver a importância de corrigi-los com rapidez e eficiência? Veja a seguir!

Agora que você já conhece os erros mais comuns nesse processo, é hora de pensar nas soluções e nos benefícios que a eliminação dos erros em vendas pode trazer para seu negócio em 2023. 

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