Receba conteúdos e dicas para ajudar a sua saúde financeira

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.

Neste ano, a Black Friday acontece na sexta-feira, dia 27 de novembro. A data marca o início da temporada de compras até o Natal. A Black Friday ocorre um dia após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, local onde foi criada.

Hoje, o evento já acontece em diversos países. No Brasil, ocorre desde 2010 e tornou-se um dos dias mais relevantes para o comércio, em especial para o e-commerce. A expectativa* é que, mesmo com a crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19,  as vendas alcancem um total de R$6,9 bilhões. O motivo é que, com o isolamento social, os consumidores já estão mais acostumados a comprar online.

Para aproveitar a data da melhor forma possível, evitando as “Black Fraudes”,, fizemos uma lista com 7 dicas para você comprar com segurança e usufruir de descontos reais em diversos produtos.

 

 

1.Compre em sites que você conhece

 

Além de comprar em sites que você já conhece ou comprou anteriormente, você também pode confiar nos marketplaces mais famosos, como Magazine Luiza, Amazon, Mercado Livre, Americanas ou Submarino. Caso algo dê errado em sua compra, os marketplaces tomam a responsabilidade para si.

 

 

2. Abuse dos comparadores de preço

 

Existem diversos sites que fazem a evolução do preço de um produto e mostram a comparação com outros sites. Caso você não tenha pesquisado antes e não saiba o valor médio do produto que quer comprar, utilize os sites que fazem esta evolução, além de verificar em qual e-commerce ele está com o melhor valor.

 

 

3. Confira o que o Procon diz

 

Todo ano, o Procon divulga uma lista de sites não confiáveis, que podem ser usados para roubar seus dados de cartão de crédito ou até mesmo inserir vírus no seu computador. O órgão também fica sempre à disposição para receber e analisar denúncias de fraudes ou quaisquer irregularidades.

4. Não compre sem necessidade

 

O desconto é ainda maior se você não compra. Portanto, compre somente o que precisa ou já estava querendo há muito tempo. Controle os impulsos para não cair numa enrascada e ficar enrolado com as dívidas depois.

5. Descontos pequenos não valem a pena

 

Normalmente, 10% é o tipo de desconto quando se compra à vista. Invista em descontos de 30% para cima, para fazer valer a pena a data. Lembre-se que existem outros momentos nos quais descontos baixos existirão, como queima de estoque ou troca de coleções.

 

 

6. Seja desconfiado

 

Desconto muito grande? Desconfie. Site parece estranho? Desconfie. Você não conhece a loja onde está comprando? Desconfie também. A desconfiança, aliada a muita pesquisa, será sua melhor aliada nesta Black Friday.

 

 

7. Inscreva-se nas newsletters dos sites que você confia

 

Seus dados valem muito para essas lojas. Ter autorização para te enviar um e-mail pode te render um bom desconto ou uma oferta antecipada. Se você gosta muito da loja ou sabe qual produto deseja comprar, inscreva-se na lista de e-mails e aguarde alguma recompensa. Quando não quiser mais receber e-mails promocionais, basta descadastrar-se.

 

Aproveite a Black Friday e boas compras!

*Segundo pesquisa da ABComm, em parceria com o Neotrust-Compre&Confie


Baixe gratuitamente