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Seja de forma autônoma ou empreendendo em uma empresa, somente a divulgação do seu produto pode não ser eficaz para que as suas vendas alcancem seu máximo potencial. Por isso, entender a importância de um planejamento comercial vai te ajudar a ter metas reais e bem definidas para que o seu negócio se torne um grande sucesso. 

Para que serve um planejamento comercial?

Um planejamento vai te ajudar a ter uma visão detalhada do seu negócio, clientes e vendas. Ter um bom planejamento é essencial para organizar e otimizar o seu fluxo de trabalho e vendas 

Conheça algumas das principais razões pelas quais o planejamento comercial é importante:

  • Definição de objetivos: um plano comercial ajuda a definir os objetivos da empresa, estabelecendo metas específicas e mensuráveis;
  • Estratégias de marketing e vendas: com um bom planejamento você pode desenvolver estratégias de marketing mais assertivas;
  • Otimização da sua estrutura organizacional: o planejamento comercial fornece informações valiosas sobre o mercado e os clientes, permitindo que a empresa possa se estruturar da melhor forma para alcançar mais resultados. 

Como fazer um planejamento comercial?

Para ter um planejamento comercial mais assertivo, existem algumas boas práticas que podem  e devem ser seguidas para ajudar o seu negócio. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a começar o seu planejamento: 

1 – Entenda a situação atual da sua empresa:

Saiba quais são suas métricas de vendas, divulgação, compras e estoque, além das despesas atuais. Entender qual é a situação da sua empresa vai te ajudar a definir novas metas alcançáveis. 

2 – Identifique o comportamento de compra do seu público alvo:

Saber como o seu público se comporta no momento de uma compra é importante, e continuar atualizado sobre os novos comportamentos e tendências vai te ajudar a estar um passo à frente dos seus concorrentes. 

3 – Identifique possíveis gargalos em seu processo:

Saber o motivos das suas vendas não crescerem ou diminuírem é muito importante! Identificar e revisar os seus processos vai te auxiliar a renovar suas estratégias. 

4 – Crie um plano de ação:

Ao conhecer seu público, identificar possíveis gargalos e entender a situação atual da sua empresa você estará pronto para criar seu plano de ação! 

Reúna todas as informações e entenda como resolver as problemáticas do seu negócio através de metas, organização e estratégias de marketing e vendas. 

Gostou das dicas? A Deixa no Azul pode te ajudar a aumentar o lucro do seu negócio através de nossas soluções de pagamento que podem ser oferecidas em seu estabelecimento comercial.

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