De acordo com a pesquisa do Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação, 78% das empresas no Brasil têm presença nas redes sociais. Apesar disso, muitos empreendedores ainda não utilizam suas redes sociais como ferramentas para vender e divulgar seu trabalho e produtos.
Entender as plataformas que existem e o público que está inserido nelas vai te ajudar a encontrar seu cliente ideal para aumentar suas vendas. Por isso, preparamos este guia fácil como algumas dicas para usar as redes sociais ao seu favor durante este ano.
Escolha as redes sociais certas
As redes sociais mais usadas no Brasil são:
1. WhatsApp – Rede de mensagens instantâneas tem um total de 169 milhões de downloads;
2. YouTube – A rede de vídeos tem em média 142 milhões de usuários no Brasil;
3. Instagram – A rede social acumula em média 113 milhões de usuários em território nacional;
4. Facebook – A rede social ainda é muito usada por 109 milhões de usuários;
5. TikTok – 82 milhões de usuários acessam a rede social todos os dias e consomem vários vídeos curtos em um curto período de tempo
Conhecer os diferentes tipos de redes sociais, vai te ajudar a compreender quais são as melhores para investir de acordo com o seu nicho de negócio. Faça uma pesquisa detalhada, confira o que seus concorrentes estão fazendo e não deixe de trabalhar na presença digital da sua empresa.
Faça um planejamento
Após decidir a rede social ideal para utilizar em seu negócio, planeje suas publicações e campanhas de forma coerente e atrativa. Lembre-se que o tom de voz, as imagens e a forma com o qual você apresenta seus produtos e serviços é importante. Encare suas redes sociais como sua vitrine virtual, assim como em sua loja, ela deve ser atrativa.
Confira as tendências
Ficar de olho no que está bombando nas redes vai te ajudar a aumentar o alcance e engajamento do seu perfil. Mas lembre-se, use as tendências que fazem sentido para o seu negócio, fazer tudo o que está bombando pode acabar sendo mais prejudicial do que bom, pois pode prejudicar o posicionamento e tom de voz da sua marca.
Tenha um calendário de publicações
Em todas as redes sociais a constância nas postagens é essencial! Uma boa forma de sempre atualizar suas redes é tendo um calendário de postagens, assim, você consegue se programar com antecedência, gerando conteúdo de forma contínua.
Esteja pronto para efetuar vendas online
Estar pronto para vender de forma online é importante. Com o crescimento do consumo em redes sociais, oferecer diversas formas para o seu cliente comprar o seu produto vai ajudar a aumentar suas vendas.
Para que isto aconteça, você precisa ter meios de pagamentos que te ajudem com isso. As maquininhas da Deixa no Azul geram link de pagamento e aceitam pix, facilitando suas vendas a distância.
Quer saber mais sobre? Clique aqui e conheça todas as vantagens de ter a Deixa no Azul em seu negócio.