Em primeiro lugar, já se perguntou como anda as lideranças femininas no mercado corporativo do Brasil?
No Brasil, os cargos de liderança tem uma ocupação feminina equivalente a 38%, de acordo com uma pesquisa realizada pela Grant Thornton. Representando uma pequena baixa em comparação ao ano de 2021, que era 39%. Em contrapartida, apesar da perda desse 1%, a presença de mulheres em cargos de liderança cresceu nos últimos anos. Em 2019, era de 25%.
No último dia 19 de novembro, foi comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Uma iniciativa das Nações Unidas em parceria com outras instituições do mundo todo e que busca inspirar mulheres a tomarem lugares de liderança em seus negócios.
Em homenagem a essa data, trouxemos algumas mulheres que ocupam cargos de liderança, e que são exemplos de mulheres que nos servem de inspiração.
- Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza)
Luiza é uma empresária brasileira dona de uma das maiores redes de varejo do país, a Magazine Luiza, há 25 anos. A Magalu é reconhecida por seu modelo de gestão humanitário, sendo considerado um dos melhores lugares para se trabalhar.
- Cristina Junqueira (Nubank)
Cristina Junqueira é co-fundadora da startup Nubank. Engenheira de produção pela Escola Politécnica da USP, ela precisou conciliar a maternidade com a criação da Nubank. Assim, foi reconhecida como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes.
Outros dados da pesquisa realizada pela Grant Thornton sobre a participação das mulheres brasileiras nas empresas:
- 35% dos postos de presidente-executivo (CEO) são ocupados por mulheres;
- 47% estão em cargos de liderança financeira;
- 6% das empresas afirmaram não manter mulheres em cargos de liderança.
Há, nitidamente, um longo caminho ainda a ser percorrido, mas enxergar o empreendedorismo feminino ocupando um espaço cada vez maior e mais relevante na sociedade é extremamente importante.
A Deixa no Azul tem orgulho em pertencer a um time que apoia e incentiva cada vez mais o empreendedorismo e a liderança feminina. Vamos juntos, vamos longe.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir os outros textos do nosso blog e das redes sociais!