Receba conteúdos e dicas para ajudar a sua saúde financeira

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.

As maquininhas de cartão facilitam a vida dos consumidores e dos comerciantes. Além de práticas, ajudam a movimentar a economia ao oferecer a possibilidade de parcelamento.

Porém, são regulamentadas e seguem regras para garantir a segurança dos usuários e do sistema financeiro.  Conhecida como autofinanciamento, a prática de simular vendas para adquirir dinheiro das administradoras de maquininhas é ilegal e pode até ser considerada uma fraude contra o sistema financeiro nacional.

Passar o cartão de qualquer pessoa relacionada ao negócio na própria maquininha pode ser considerado autofinanciamento, então é importante ter bastante cuidado para não cair na mira da justiça. Também conhecida como “autoempréstimo”, a prática é exclusiva de entidades do setor financeiro, portanto, proibida para outros setores.

 

Como funciona na prática

Vamos supor que o dono da maquininha tenha uma fatura de R$500,00 para pagar. Caso ele não tenha dinheiro, ele simula uma venda em sua própria maquininha, recebe o dinheiro da administradora e paga sua fatura com esse dinheiro.

Esta prática é proibida. Caso o proprietário da maquininha faça isso para outras pessoas, como forma de empréstimo, por exemplo, ele ainda pode responder criminalmente por agiotagem. O negócio é sério!

 

Quais os motivos disso?

É bem simples, na verdade. Ao simular uma venda, você está mentindo para a administradora da maquininha e para os órgãos fiscalizadores do setor. Além de não ter as tributações necessárias para garantir a segurança financeira do país.

Uma financeira, por exemplo, tem autorização para tal prática, pois atende a diversos requisitos do Banco Central, além de pagar muitas taxas para poder atuar com esse tipo de serviço.

 

Dicas importantes

Mesmo para testes, nunca utilize seu próprio cartão na sua maquininha. Caso descoberto, seu contrato com a administradora da maquininha pode ser cancelado e você pode ser processado criminalmente.

Você pode vender para seus parentes, mas tome o cuidado de sempre emitir e guardar as notas fiscais, comprovando as vendas que fez e garantindo a sua segurança.

As credenciadoras estão sempre analisando compras feitas por parentes, e é muito comum que se solicitem documentos para comprovar a legitimidade de algumas operaçõe

Utilize sua maquininha com responsabilidade e segurança. Desta forma, você contribui para o desenvolvimento da economia do país, fica em dia com a justiça e garante uma noite de sono tranquila.


Baixe gratuitamente