Você já parou para pensar na importância de fidelizar clientes? Clientes fidelizados são de extrema importância para que uma empresa cresça de forma exponencial e sustentável. Além de ter maior demanda quando lançar novos produtos e serviços no mercado, já que pode contar com clientes fiéis que divulgam a sua marca junto a sua rede de amigos.
Exemplos atuais de empresas que prezam pela fidelização dos clientes são o Spotify e Netflix, que contam com uma base de clientes fiéis, além de investir frequentemente na melhoria desse relacionamento.
Mas quais outros benefícios você adquire ao fidelizar clientes?
1 º Abre novas oportunidades de negócios
O cliente de forma geral está nas redes sociais, interagindo nos mais variados canais com outros consumidores. Ele que leva de forma mais real as opiniões sobre as marcas, e isso certamente poderá influenciar na hora da escolha de onde comprar.
Resumindo, um cliente fiel torna-se um verdadeiro vendedor do serviço e produto.
2º Diminuir custos
Trazendo dados retirados do livro Marketing Metrics, conquistar um novo cliente pode ser 14 vezes mais caro do que trabalhar com a base já que já existe.
O consumidor satisfeito vai comprar mais na mesma empresa, além de trazer outras pessoas de acordo com sua experiência. É desse tipo de cliente que você precisa!
3º Crescer no mercado
Temos pontos importantes quando a marca consegue promover a satisfação do consumidor.
Ponto 1
Agrega mais valor ao seu negócio: Levando a conquista de mais autoridade e relevância no mercado.
Ponto 2
Compras recorrentes: Com uma experiência positiva, o cliente vai comprar com mais frequência, e isso aumenta suas vendas.
4º Deixe seu cliente apaixonado
Você precisa deixar os clientes “apaixonados”, isso faz parte do todo encantamento, e pode ser feito mostrando para eles que seu negócio é diferenciado. Então invista em uma comunicação rápida ou até mesmo promoções exclusivas.
É preciso entender que esse é um trabalho de muita dedicação e que envolve estratégias bem elaboradas a fim de construir um vínculo afetivo entre sua marca e o cliente.
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