Diante do cenário de crise causado pela pandemia da Covid-19, na qual muitos empresários e comerciantes perderam total ou parcialmente suas rendas, pode ser um desafio reestruturar a saúde financeira de seu negócio.
Fechar as portas por muito tempo pode ter levado sua empresa ao caminho da falência. Para reverter este cenário, é necessário muita força de vontade, estudo e planejamento.
Cenário
Varejistas com pouca presença no mundo digital, sem e-commerce, prestadores de serviços, empresários do turismo e do setor de eventos foram os mais afetados pela necessidade de fechar as portas e impedir a circulação do vírus.
Com a reabertura gradual do comércio, o auxílio emergencial do Governo Federal sendo pago à população mais vulnerável neste momento, os negócios podem tomar um pouco de fôlego.
Reabrir ou normalizar o funcionamento de uma empresa após um período tão longo de dificuldade é tarefa árdua. Requer análise de todos os ângulos e cenários, gestão ativa e implantação de uma série de mudanças gerenciais e práticas.
Dados
Os dados da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, que integram as Estatísticas Experimentais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 44,8% das empresas brasileiras registraram que a pandemia afetou de forma negativa suas atividades.
O comércio (51,6%), especialmente o varejista (54,6%), teve o maior número de empresas com percepção de impacto negativo sobre as vendas; o setor de serviços foi o mais afetado nos setores profissionais, administrativos e complementares (48,1%) e de serviços prestados às famílias (47,7%).
A Pesquisa Pulso também mostrou que 716.000 empresas fecharam as portas durante a pandemia. As empresas de pequeno porte são as que tiveram menos auxílio do governo e contabilizam, portanto, quase a totalidade de empresas fechadas.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a média de empresas que fecham todo ano é de 10%, o que corresponde aproximadamente a 600.000 negócios. Em 2020, as mais de 700.000 mil empresas que fecharam, encerraram suas atividades até a metade do mês de junho, o que comprova o impacto da pandemia.
Gestão financeira
Se contratar uma assessoria financeira não está dentro de suas condições orçamentárias, é importante tomar a frente da gestão financeira de seu negócio.
Fazer a análise do cenário, com perspectivas reais – e você pode reduzir de 10% a 50% do faturamento anterior a crise para alcançar este dado, estudar todos os pormenores de seu orçamento, faturamento, dívidas e prazos para, enfim, estruturar um plano de ação.
Renegociar prazos e juros com seus credores, pagar as contas com juros mais altos primeiro, parcelar no cartão de crédito os seus boletos – tais como contas de água, luz, por exemplo, analisar criteriosamente tudo que pode ser cortado, separar completamente finanças pessoais das empresariais e realizar parcerias estratégicas com fornecedores ou associados são os primeiros passos para reestruturar seu negócio ainda em 2020.
Estratégias de reinvenção
Após implantadas as medidas emergenciais, é hora de reinventar-se. Estratégias simples de marketing colocadas em prática podem ajudar a dar um salto em suas vendas e atrair, novamente, seus consumidores.
O WhatsApp, por exemplo, assumiu papel fundamental para o varejo em 2020, ajudando a manter o contato com os clientes ativos, e fazendo papel de e-commerce para aqueles que não tinham condições de arcar com um.
Aplicativos de delivery de comida, marketplaces para vender produtos, ser ativo nas redes sociais para estar sempre em contato com seus clientes são soluções fáceis de serem aplicadas no cenário de reabertura gradual do comércio.
Resumo
A pandemia da Covid-19 ainda não acabou e, enquanto não houver vacina ou cura, empreendedores precisarão reinventar-se com o que têm para não entrar nas estatísticas de falência.
Não são tempos fáceis, mas com criatividade, descoberta de novas soluções e muito esforço, é possível salvar seu negócio ainda em 2020 e, que sabe, até fazê-lo crescer.
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